Dispõe sobre o acesso ao sistema de Controle da Prestação de Contas para uso da Rede Arrecadadora de Receitas Federais, disponível na página da Secretaria da Receita Federal na Internet.
(Revogado(a) pelo(a) Portaria Codac nº 3, de 06 de fevereiro de 2009)1. ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO CADASTRAMENTO INICIAL
1.1 O formulário "Cadastramento
Inicial", aprovado pelo Anexo III "a" da Portaria SRF/Cotec nº
45/2004, deverá ser utilizado quando do primeiro cadastramento e será
preenchido pelo prestador do serviço conforme instruções do quadro abaixo.
CAMPO / QUADRO |
INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO |
Campo "Anexo ao
expediente n |
Não preencher |
Quadro I -SEGMENTO DO AMBIENTE INFORMATIZADO DA SRF |
Assinalar
com "X" a opção "Grande Porte" AMBIENTE: Assinalar com
"X" a opção "PRODUÇÃO" BANCO DE DADOS: Não preencher TIPO DE USUÁRIO: Preencher com "EXTERNO" |
Quadro II -IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO |
NOME COMPLETO: Preencher com o nome completo do usuário, constante no Cadastro de Pessoas Físicas |
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CPF: Preencher com o número do CPF do usuário. |
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MATRÍCULA: Não preencher. |
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CARGO: Não preencher. |
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TELEFONE: Preencher com o número do telefone do usuário, contendo código de área e o ramal, se for o caso. |
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ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL) - Preencher com o endereço de correio eletrônico do usuário. |
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LOCAL DE TRABALHO: Preencher com o nome empresarial da pessoa jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
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CNPJ DA ENTIDADE DE ORIGEM (USUÁRIO EXTER NO): Preencher com o CNPJ da Pessoa Jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
Quadro III -IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE |
NOME COMPLETO: Preencher com o nome completo do solicitante, ou seja, o representante legal do prestador do serviço que constar como tal no sistema de controle da SRF denominado Análise e Controle da Rede Arrecadadora (Ancora). |
|
CPF: Preencher com o CPF do solicitante. |
|
MATRÍCULA: Não preencher. |
|
CARGO: Não preencher. |
|
TELEFONE: Preencher com o número do telefone do solicitante, contendo código de área e o ramal, se for o caso. |
|
ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL) - Preencher com o endereço de correio eletrônico do solicitante. |
|
LOCAL DE TRABALHO: Preencher com o nome empresarial da pessoa jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
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CARIMBO/DATA/ASSINATURA: O solicitante deve datar e assinar o formulário e proceder ao reconhecimento da firma. |
Quadro IV -TERMO DE RESPONSABILIDADE |
O usuário, identificado no Quadro II, deve ler atentamente o Termo de Responsabilidade, datá-lo e assiná-lo. |
Quadro V -ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO |
Não preencher. |
2. ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ATUALIZAÇÃO DE USUÁRIO
2.1. O formulário
"Atualização de Usuário", aprovado pelo Anexo III "e" da
Portaria SRF/Cotec nº 45/2004 deverá ser preenchido pelo prestador do
serviço conforme instruções do quadro abaixo.
CAMPO / QUADRO |
INSTRUÇÃO DE PREENCHIMENTO |
Campo "Anexo ao
expediente n |
Não preencher |
Quadro I - SOLICITAÇÃO |
Assinalar com "X" apenas um tipo de solicitação; |
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- HABILITAÇÃO: |
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- DESABILITAÇÃO; |
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- TROCA DE SENHA; - ATUALIZAÇÃO; |
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- BLOQUEIO; - DESBLOQUEIO; ou- EXCLUSÃO. |
Quadro II -SEGMENTO DO |
Assinalar com "X" a opção "Grande Porte" |
AMBIENTE INFORMATIZADO DA SRF |
AMBIENTE: Assinalar com "X" a opção "PRODUÇÃO" |
|
BANCO DE DADOS: Não preencher TIPO DE USUÁRIO: Preencher com "EXTERNO" |
Quadro III - IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO |
NOME COMPLETO: Preencher com o nome completo do usuário, constante no Cadastro de Pessoas Físicas |
|
CPF: Preencher com o número do CPF do usuário. |
|
MATRÍCULA: Não preencher. |
|
CARGO: Não preencher. |
|
TELEFONE: Preencher com o número do telefone do usuário, contendo código de área e o ramal, se for o caso. |
|
ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL) - Preencher com o endereço de correio eletrônico do usuário. |
|
LOCAL DE TRABALHO: Preencher com o nome empresarial da pessoa jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
|
CNPJ DA ENTIDADE DE ORIGEM (USUÁRIO EXTERNO): Preencher com o CNPJ da Pessoa Jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
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Quadro IV - ESPECIFICAÇÃO DOS SISTEMAS E PERFIS |
Coluna SISTEMA: Preencher com "ANCORAWEB" |
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Coluna PERFIL: Preencher com "ANCORAWEB" |
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Coluna PAR. ADICIONAL: Preencher com Código do Prestador do Serviço (CPS) perante a SRF (3 dígitos) que, no caso de instituição financeira, corresponde ao Código Nacional de Compensação (CNC) |
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Demais colunas: não preencher |
Quadro V -IDENTIFICA-ÇÃO DO SOLICITANTE |
NOME COMPLETO: Preencher com o nome completo do solicitante, ou seja, o representante legal do prestador do serviço que constar como tal no sistema de controle da SRF denominado Análise e Controle da Rede Arrecadadora (Ancora). |
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CPF: Preencher com o CPF do solicitante. |
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MATRÍCULA: Não preencher. |
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CARGO: Não preencher. |
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TELEFONE: Preencher com o número do telefone do solicitante, contendo código de área e o ramal, se for o caso. |
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ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL) - Preencher com o endereço de correio eletrônico do solicitante. |
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LOCAL DE TRABALHO: Preencher com o nome empresarial da pessoa jurídica prestadora do serviço de arrecadação. |
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CARIMBO/DATA/ASSINATURA: O solicitante deve datar e assinar o formulário e proceder ao reconhecimento da firma. |
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Quadro VI - IDENTIFICA- |
NOME COMPLETO: Não preencher |
ÇÃO DO AUTORIZADOR |
LOCAL DE TRABALHO: Não preencher |
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CARIMBO/DATA/ASSINATURA: Não preencher |
3. PROCEDIMENTOS
E XECUTOR |
PASSO |
DESCRIÇÃO |
Solicitante |
1 |
Na hipótese de primeiro cadastramento, preenche o formulário "Cadastramento Inicial" |
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2 |
Preenche o formulário "Atualização de Usuário" |
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3 |
Na hipótese de primeiro cadastramento, encaminha o formulário "Cadastramento Inicial" ao Usuário para assinatura no quadro IV - TERMO DE RESPONSABILIDADE. |
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Usuário |
4 |
Data e assina no quadro IV -TERMO DE RESPON-SABILIDADE, anexa cópia de seu documento de identidade com foto e assinatura e devolve os documentos ao Solicitante. |
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Solicitante |
5 |
Providencia oficio de encaminhamento e anexa os seguintes documentos: - Formulário "Cadastramento Inicial", na hipótese de primeiro cadastramento. |
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- Cópia de documento de identidade do usuário com foto e assinatura, na hipótese de primeiro cadastramento. - Formulário "Atualização de Usuário". |
6 |
Encaminha a documentação ao Usuário indicado para que o mesmo a entregue pessoalmente à unidade da SRF. |
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Usuário |
7 |
Entrega a documentação na área de controle da Rarf, na unidade da SRF de jurisdição da matriz do prestador do serviço. |
Servidor da SRF em exercício na área de controle da Rarf, na unidade de jurisdição da matriz do prestador do serviço de arrecadação. |
8 |
Recebe e verifica a documentação apresentada confrontando-a com os dados cadastrais do sistema Ancora, com especial observância aos itens relacionados ao representante legal e CPS relativo ao parâmetro adicional. |
9 |
Caso a documentação esteja irregular, devolve ao usuário para que seja providenciada a regularização. |
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10 |
Caso a documentação esteja regular, providencia expediente dirigido ao órgão responsável pelo cadastramento e entrega a documentação ao chefe imediato. |
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Chefe da área de controle da Rarf, na unidade de jurisdição da matriz do prestador do serviço de arrecadação. |
11 |
Caso a documentação esteja regular, preenche e assina o Quadro VI -IDENTIFICAÇÃO DO AUTORIZADOR do formulário "Atualização de Usuário", assina o expediente de encaminhamento e devolve os documentos ao servidor da área de controle da Rarf. |
Servidor da SRF em exercício na área de controle da Rarf, na unidade de jurisdição da matriz do prestador do serviço de arrecadação. |
12 |
Arquiva na pasta dossiê do agente arrecadador o respectivo ofício recebido e a cópia do documento do Usuário. |
13 |
Preenche o campo "Anexo ao Expediente" dos formulários "Cadastramento Inicial", se for o caso, e "Atualização", com os dados do respectivo expediente de encaminhamento. |
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14 |
Separa o expediente e anexa as vias dos formulários de "Cadastramento Inicial", se for o caso, e "Atualização", e dirige-se, na companhia do usuário, à repartição de tecnologia da sua unidade, responsável pelo cadastramento. |
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15 |
Apresenta o usuário ao cadastrador, entrega a documentação e informa que se trata de cadastramento de agente externo cuja senha deverá ser entregue e alterada logo após o cadastramento. |
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Cadastrador |
16 |
Observa os procedimentos constantes do anexo I à
Portaria Cotec n |
Usuário |
17 |
Providencia a alteração da senha imediatamente após o seu recebimento. |