Instrução Normativa SRF nº 163, de 23 de dezembro de 1999
(Publicado(a) no DOU de 28/12/1999, seção , página 3)  

Aprova o programa gerador de Declaração sobre Operações Imobiliárias - DOI em disquete, versão 3.0, define regras para a sua apresentação e dá outras providências.

(Revogado(a) pelo(a) Instrução Normativa SRF nº 56, de 31 de maio de 2001)
O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no uso de suas atribuições e, tendo em vista o disposto no art. 15, do Decreto-lei No 1.510, de 27 de dezembro de 1976, e art. 71 e 72 da Lei No 9.532, de 10 de dezembro de 1997, resove:
Art. 1o Aprovar o programa gerador de Declaração sobre Operações Imobiliárias - DOI, em disquete, na versão 3.0, para uso obrigatório pelos Cartórios de Ofício de Notas, de Registro de Imóveis e de Registro de Títulos e Documentos.
Parágrafo único. A partir de 2 de janeiro de 2000, o programa estará à disposição na Internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, e nas unidades da Secretaria da Receita Federal - SRF.
Art. 2o A declaração deverá ser apresentada sempre que ocorrer operação que caracterize aquisição ou alienação de imóvel, realizada por pessoa física ou jurídica, cujos documentos sejam lavrados, anotados, averbados, matriculados ou registrados em seus cartórios.
UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA GERADOR DA DECLARAÇÃO EM DISQUETE
Art. 3o O programa aprovado por esta Instrução Normativa deve ser utilizado para declarar as operações imobiliárias:
I - realizadas a partir de 1o de janeiro de 2000;
II - relativas a exercícios anteriores, inclusive as retificadas e canceladas, quando a entrega for efetuada a partir de 21 de janeiro de 2000.
Parágrafo único. Para declarar as operações realizadas no mês de dezembro de 1999 e demais declarações que estiverem fora de prazo, deverá ser utilizado o programa gerador de declaração aprovado pela Instrução Normativa SRF No 4, de 12 de janeiro de 1998.
PRAZO E LOCAL DE ENTREGA
Art. 4o A DOI deverá ser apresentada até o último dia útil do mês subseqüente ao da lavratura, anotação, averbação, matrícula ou registro do documento.
Art. 5o A DOI deverá ser entregue em disquete de 3,5 polegadas, na unidade da SRF do domicílio do cartório declarante.
§ 1o A partir de 1o de janeiro de 2000, os Cartórios mencionados no artigo 1o estão obrigados a apresentar a DOI, independente do valor da operação imobiliária.
§ 2o O valor da operação imobiliária será o informado pelas partes ou, na ausência deste, o valor que serviu de base para o cálculo do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI.
§ 3o O preenchimento da DOI deve ser feito:
I - Pelo Cartório de Ofício de Notas, quando da lavratura do instrumento que tenha por objeto a alienação de imóveis, fazendo constar do respectivo instrumento a expressão: "EMITIDA A DOI";
II - Pelo Cartório de Registro de Títulos e Documentos, quando promover registros de documentos que envolvam alienações de imóveis, celebradas por instrumento particular, fazendo constar do respectivo documento: "EMITIDA A DOI";
III - Pelo Cartório de Registro de Imóveis, quando o documento tiver sido:
a) celebrado por instrumento particular;
b) celebrado por autoridade particular com força de escritura pública;
c) emitido por autoridade judicial, em decorrência de arrematação em hasta pública ou adjudicações;
d) lavrado pelo Cartório de Ofício de Notas e não constar a expressão:"EMITIDA A DOI".
§ 4o O disquete poderá conter mais de uma DOI, desde que seja de um mesmo Cartório.
DISPENSA DE APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO
Art. 6o Ficam os Cartórios dispensados de preencher a DOI, quando:
I - se tratar de desapropriação para fins de reforma agrária, conforme disposto no parágrafo 5o do art. 184 da Constituição Federal;
II - a lavratura, a anotação, a matrícula, o registro e a averbação sejam decorrentes de operações imobiliárias realizadas há mais de 05 (cinco) anos;
III - a lavratura, a anotação, a matrícula, o registro e a averbação foram comunicadas à SRF e no documento apresentado constar a expressão "EMITIDA A DOI";
IV - o imóvel financiado retornar ao agente financeiro por execução judicial;
V - a transferência do imóvel se der por usucapião.
MULTA POR ATRASO NA ENTREGA
Art. 7o A falta de comunicação de operação imobiliária ou o atraso na entrega da DOI no prazo previsto no artigo 4o, sujeitará o serventuário da justiça à multa prevista no art. 15, § 2o, do Decreto-lei No 1.510, de 27 de dezembro de 1976.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 8o Para a apresentação da DOI ficam aprovados os seguintes anexos:
I - Anexo I - Recibo de Entrega - Declarante Pessoa Física ou Jurídica;
II - Anexo II - Configurações do sistema;
III - Anexo III - Leiaute de importação.
Art. 9o Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1o de janeiro de 2000.
EVERARDO MACIEL
Nota SIJUT: O Anexo I encontra-se publicado no DOU de 28/12/99, pág. 4.
ANEXO II CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA
Instalação do Sistema Declaração sobre Operações Imobiliárias Equipamento Necessário: Pentium 100 Mhz com 16 MB de memória RAM ou superior. O 386, 486 com 8 MB de memória apresentará um desempenho lento, prejudicando a performance. Unidade de disco de 3,5" HD. Impressora jato de tinta ou laser. Espaço físico mínimo de 10 Mb Software Necessário: Windows 3.1 ou superior. Instalação do Disquete-Programa No Windows 1- Insira o disquete 1/3 na unidade de disco A ou B; 2 - Escolha Executar no menu Arquivo do Gerenciador de Programas do Windows, para executar o arquivo INSTALAR.EXE. Nota: No Windows 95, clique no botão Iniciar da barra de tarefas e, em seguida, no Executar,digite A:\INSTALAR.EXE ou :\INSTALAR.EXE. Atenção: Antes de iniciar o preenchimento, verifique, em suas configurações Regionais, o símbolo separador para decimal que deverá ser "," (vírgula) e o estilo de data abreviada que deve ser "dd/mm/aaaa" ou "dd/mm/yyyy" (se seu sistema operacional for em inglês). Após a instalação, o software deve ser utilizado por somente um Cartório. Caso haja necessidade de utilização do produto por mais de um Cartório no mesmo micro, o software deve ser instalado novamente, informando durante o processo de instalação, uma pasta (ou diretório) diferente. Desta forma, existirão dois bancos de dados, um para cada Cartório. Deverão ser criados, por sua vez, dois ícones ou atalhos apontando para cada programa instalado.
ANEXO III LEIAUTE DE IMPORTAÇÃO UTILIZAÇÃO DO MÓDULO IMPORTAR DA DOI
NOME DO ARQUIVO ----> DOI. TXT VERSÃO 3.00

Os campos de valores e de área devem ser preenchidos considerando

as duas últimas posições como centavos ou centésimos de unidade de

medida, com vírgula, sem o separador de milhar. Ex: 20000,00. No

caso de ausência de informação, preencher com espaços.

No arquivo devem conter os registros abaixo relacionados em ordem

crescente de TIPO.

CARACTERÍSTICAS

Tipo de disquete:                   3 1/2 - Alta densidade

Nome do Arquivo:                    DOI.TXT

Tamanho do Registro:                Fixo com 360 bytes

Formato de gravação:                ASCII - Arquivo tipo( TXT )

OBSERVAÇÕES:

Cada registro ocupa UMA linha no arquivo tipo texto.

ESPECIFICAÇÕES DOS REGISTROS

- Tipo "1"

                - Primeiro registro do arquivo.

                - Deve-se repetir tantas vezes quanto o número de

declarações.

- Tipo "2"

                - O primeiro registro tipo "2" deve vir sempre após

o registro tipo "1"

                - Este registro deve-se repetir tantas vezes quanto

a existência de alienantes.

- Tipo "3"

                - O primeiro registro tipo "3" deve vir sempre após

o registro tipo "2".

                - Este registro deve se repetir tantas vezes quanto

a existência de adquirentes.

- Tipo "9"

                - Deve ser o último registro do arquivo.

³               - Contém o número total de registros do arquivo,

inclusive o próprio registro tipo "9".

REGISTROS

REGISTRO TIPO 1 - Dados da Operação

------------------------------------------------------------

CONTEÚDO          POSIÇÃO POSIÇÃO TAMANHO     DESCRIÇÃO

                 INÍCIO   FIM

------------------------------------------------------------

Id. do Registro      1       1         1   Fixo igual a
"1"

------------------------------------------------------------

Filler               2      11        10   Espaços em
branco

------------------------------------------------------------

Data da Lavratura   12      21        10   Data da
Lavratura

                                           no formato

                                           DD/MM/AAAA

------------------------------------------------------------

Livro               22      28         7   No do livro
onde

                                           foi lavrado o

                                           documento

------------------------------------------------------------

Folha               29      33         5   No da folha
onde

                                           foi lavrado o

                                           documento

------------------------------------------------------------

Matrícula           34      48        15   No da
matrícula

                                           do imóvel,

                                           desprezando-se a

                                           seqüência de

                                           registros e

                                           averbações

------------------------------------------------------------

Registro            49      63        15   No do
registro

                                           do documento ou

                                           o seqüencial de

                                           registro/

                                           averbação na

                                           matrícula

                                           indicada

------------------------------------------------------------

Situação            64     64         1    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Atribuição da DOI   65     65         1    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Tipo da transação   66     67         2    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Descrição do tipo   68     97         30   Descrição
da

de Transação "Outros"                     transação que

                                          não consta na

                                           tabela  do

                                           programa

------------------------------------------------------------

Retificação do Ato  98     98         1    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Data da alienação   99    108        10    Data da
alienação

                                           no formato

                                           DD/MM/AAAA

------------------------------------------------------------

Forma da           109    109         1    Vide
Observações

Alienação/

Aquisição

------------------------------------------------------------

Valor não Consta   110    110         1    Indicador de
que

nos Documentos                             o valor da

                                           transação não

                                          consta nos

                                          documentos.

                                          Vide Observações

------------------------------------------------------------

Valor da Alienação 111    125        15   Valor da
transação

/Aquisição                                com centavos, sem

                                          ponto no separa-

                                          dor de milhar e sem

                                          vírgula

------------------------------------------------------------

Base de cálc.      126   140        15    Valor da base
de

ITBI                                      cálculo com

                                          centavos,  sem

                                          ponto no separador

                                          de milhar e

                                          sem vírgula

------------------------------------------------------------

Tipo de imóvel    141    142         2    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Descrição do tipo 143    172        30    Descrição do tipo

de Imóvel                                 de imóvel que

"Outros"                                  não consta na

                                          tabela do

                                          programa

------------------------------------------------------------

Situação da       173   173          1    Vide
Observações

Construção

------------------------------------------------------------

Localização       174   174          1    Vide
Observações

------------------------------------------------------------

Área não consta   175   175          1    Indicador de
que

                                          a área do imóvel

                                          não consta nos

                                          Documentos. Vide

                                          Observações

------------------------------------------------------------

Área              176  192          17    Área com
duas

                                          casas decimais

                                          sem ponto e sem

                                          vírgula

------------------------------------------------------------

Endereço do       193  232         40     Nome do
logradouro

imóvel                                    onde se localiza

                                          o imóvel

------------------------------------------------------------

Número            233  238          6     No do logradouro

                                          onde se localiza

                                          o imóvel

------------------------------------------------------------

Complemento      239  259          21     Complemento
do

                                          endereço, precedido

                                          de sala, apto,

                                          bloco, etc,

                                          conforme o caso

------------------------------------------------------------

Bairro          260   279          20     Nome do bairro
ou

                                          Distrito do imóvel

------------------------------------------------------------

CEP do imóvel   280   287           8     CEP do
logradouro

                                          com oito dígitos

------------------------------------------------------------

Município       288   317         30      Município do
imóvel

                                          sem abreviaturas

------------------------------------------------------------

UF              318   319          2      Código da UF
do

                                          imóvel

------------------------------------------------------------

Filler          320   358         39      Espaços em
branco

------------------------------------------------------------

0D0A (Hexa)     359   360          2      Caracteres
fixos

                                          de fim de registro

                                          0D0A(Hexa)

------------------------------------------------------------

REGISTRO TIPO 2 - Dados dos Alienantes

------------------------------------------------------------

NÚMERO     CONTEÚDO    POSIÇÃO POSIÇÃO TAMANHO   DESCRIÇÃO

DO CAMPO               INÍCIO   FIM

------------------------------------------------------------

          Id. do          1       1      1 Fixo igual a
"2"

          Registro

------------------------------------------------------------

          Filler          2      11      10 Espaços em branco

------------------------------------------------------------

         CPF_CGC         12      25      14 CPF/CGC
do

                                            Alienante infor-

                                            mados com 14

                                            dígitos sem ponto

                                            ou barra, preen-

                                            chidos com ZEROS

                                            à esquerda.

-------------------------------------------------------------

         NOME_RAZAO      26      140    115 Nome ou
razão

                                             social

-------------------------------------------------------------

         Filler         141      358    218 Espaços em branco

-------------------------------------------------------------

         Fim de         359      360      2  0D0A (Hexa)

        Registro

-------------------------------------------------------------

REGISTRO TIPO 3 - Dados dos Adquirentes

------------------------------------------------------------

NÚMERO     CONTEÚDO   POSIÇÃO POSIÇÃO TAMANHO    DESCRIÇÃO

DO CAMPO              INÍCIO   FIM

------------------------------------------------------------

        Id. do           1       1      1   Fixo igual a "3"

         Registro

------------------------------------------------------------

        Filler           2      11     10  Espaços em branco

------------------------------------------------------------

        CPF_CGC         12      25     14  CPF/CGC do

                                           Adquirente

                                           informados com

                                           14 dígitos sem

                                           ponto ou barra,

                                           preenchidos com

                                           ZEROS à esquerda.

-------------------------------------------------------------

        NOME_RAZAO      26      140   115  Nome ou razão

                                            social

-------------------------------------------------------------

        Filler         141      358   218   Espaços em branco

-------------------------------------------------------------

        Fim de         359      360     2       0D0A (Hexa)

        Registro

-------------------------------------------------------------

REGISTRO TIPO 9 - Dados de Controle

------------------------------------------------------------

NÚMERO     CONTEÚDO      POSIÇÃO POSIÇÃO TAMANHO  DESCRIÇÃO

DO CAMPO                 INÍCIO   FIM

------------------------------------------------------------

        Id. do          1        1      1  Fixo igual a "9"

         Registro

------------------------------------------------------------

        Filler          2        17     16 Espaços em
branco

------------------------------------------------------------

        Campo de       18        23     6  Numérico com 6

         Controle                          dígitos contendo

                                           o número total

                                           de registros do

                                           arquivo, inclusive

                                           o registro tipo 9.

-------------------------------------------------------------

        Filler         24     358  335      Brancos

-------------------------------------------------------------

        Fim de         359     360    2     0D0A (Hexa)

         Registro

-------------------------------------------------------------

Observações:

1 - Informar sempre nos campos alinhados à direita, preenchendo com

brancos ou zeros à esquerda, se o campo for alfanumérico ou

numérico, respectivamente.

2 - Entre cada key tipo 1, deve ter tantos registros tipo 2 e 3

quantos forem o número de alienantes e adquirente da respectiva

DOI.

Ex.: Para gerar um arquivo com 02 declarações, que tenham

respectivamente: 01 alienante, 2 adquirentes e 03 alienantes, 02

adquirentes.

 

O formato do arquivo deve ser:

1

2

3

3

 

 

1

2

2

2

3

3

9

3 - Utilize os códigos abaixo para especificar os seguintes campos

do arquivo:

Situação

0 - DOI Normal

1 - DOI Retificadora

3 - DOI Canceladora

Atribuição da DOI

1 - Ofício de Notas

2 - Registro de Imóveis

3 - Registro de Títulos e Documentos

Tipo da Transação

15 - Adjudicação

41 - Arrematação em Hasta Pública

37 - Cessão de Direitos

11 - Compra e Venda

19 - Dação em Pagamento

25 - Desapropriação

43 - Dissolução de Sociedade

21 - Distrato de Negócio

53 - Doação

55 - Doação em adiantamento da legítima

27 - Herança, Legado ou Meação (adjudicação)

45 - Incorporação e loteamento

47 - Integralização/Subscrição de capital

49 - Partilha amigável ou litigiosa

13 - Permuta

31 - Procuração em Causa Própria

35 - Promessa de Cessão de Direitos

33 - Promessa de Compra e Venda

51 - Retorno de Capital próprio

39 - Outros

Retificação do Ato

0 - A operação não é uma retificação de ato anterior.

1 - A operação é uma retificação de um ato anterior.

Forma da Alienação/Aquisição

5 - À vista

7 - A prazo

9 - Não se Aplica

Valor da Alienação Não Consta

0 - Valor está sendo informado

1 - Valor não consta nos documentos

Tipo de Imóvel

67 - Casa

65 - Apto

15 - Loja

17 - Sala/Conjunto

71 - Terreno/fração

31 - Galpão

33 - Prédio Comercial

35 - Prédio Residencial

69 - Fazenda/Sítio/Chácara

89 - Outros

Situação da Construção

0 - Construção Averbada

1 - Em Construção

2 - Não se Aplica

Localização

1 - Urbano

3 - Rural

Área Não Consta

0 - Área está sendo informada

1 - Área não consta nos documentos

O caractere que deve ser usado para "line feed" (mudança de linha)

é o 0D0A (zero d zero a).



*Este texto não substitui o publicado oficialmente.