Sistema Normas Receita Federal - Acompanhamento diário da legislação atualizada da RFB

Página Principal imprimir documento
Norma de Execução Coana nº 1, de 23 de setembro de 1993
Multivigente Vigente Original Relacional
(Publicado(a) no DOU de 27/09/1993, seção , página 14400)  

Estabelece normas complementares à IN/SRF 109, de 2 de outubro de 1992, que disciplina os procedimentos de inscrição nos Registros de Despachante Aduaneiro e de Ajudante de Despachante Aduaneiro.

O COORDENADOR-GERAL DO SISTEMA DE CONTROLE ADUANEIRO, no uso das suas atribuições regimentais e objetivando a simplificação dos procedimentos relativos a inscrição do Despachante Aduaneiro e do Ajudante de Despachante Aduaneiro, resolve:

1. O Ato Declaratório de que trata o art. 5º, §§ 1º e 2º, da Instrução Normativa nº 109/92, expedido por Superintendente Regional da Receita Federal, terá validade, também, para efeito de credenciamento, em qualquer repartição aduaneira das demais Regiões Fiscais.

2. A repartição aduaneira que credenciar o Despachante Aduaneiro ou o Ajudante de Despachante Aduaneiro registrado em outra Região Fiscal, deverá comunicar à Superintendência Regional da Receita Federal, onde se acha registrado o credenciado, enviando cópia do cartão de credenciamento.

3. A Superintendência Regional da Receita Federal, onde se acha inscrito o Despachante Aduaneiro ou o Ajudante de Despachante Aduaneiro, que receber comunicação de credenciamento destes em outra Região Fiscal, deverá anotar nos respectivos prontuários, individuais de que trata o art. 6º da Instrução Normativa nº 109/92, o exercício de tais atividades.

4. As sanções e penalidades previstas e aplicadas de conformidade com o disposto nos arts. 27 e 40 do Decreto nº 646, de 9 de setembro de 1992, quando aplicadas, terão efeito em todas as Regiões Fiscais e serão anotadas no prontuário do Despachante Aduaneiro ou do Ajudante de Despachante Aduaneiro, quando for o caso.

4.1 - A Superintendência Regional da Receita Federal, onde estiver registrado o Despachante Aduaneiro ou o Ajudante de Despachante Aduaneiro, comunicará às demais Superintendências Regionais a aplicação da sanção ou penalidade.

5. Esta Norma de Execução entra em vigor na data de sua publicação.

MOACYR ELOY DE MEDEIROS

*Este texto não substitui o publicado oficialmente.
Página Principal imprimir documento
Sistema mais bem visualizado nos navegadores Internet Explorer 6 e Mozilla Firefox 3.5 ou superiores.