Estabelece normas complementares necessárias à implementação do Procedimento de Consensualidade Fiscal - Receita de Consenso.
NOME / RAZÃO SOCIAL DO INTERESSADO:_________________________________________________ CNPJ: ______________________________________________________________________________ NÚMERO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO (SE HOUVER):_____________________________________ |
I - DESCRIÇÃO DO CONFLITO Atenção: ? Descreva de forma sumária e precisa a situação a ser tratada no Procedimento de Consensualidade Fiscal - Receita de Consenso, no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - RFB; |
? O Receita de Consenso busca evitar, por intermédio de técnicas de consensualidade, conflitos ou prováveis conflitos tributários; ? Seja preciso e objetivo ao descrever os fatos que resultam em conflito ou provável conflito, com indicação de números de declarações, processos, escrituração etc. II - FUNDAMENTAÇÃO Atenção: ? O interessado deve fundamentar seu entendimento acerca da qualificação do fato tributário ou aduaneiro; |
? O Receita de Consenso não pode contrariar entendimentos normativos ou interpretativos vinculantes; ? Em caso de divergência sobre a aplicabilidade do fato a algum entendimento vinculante, indique essa divergência precisamente, de preferência em um tópico específico; ? Seja o mais objetivo e conciso possível, pois detalhamentos adicionais serão solicitados e discutidos durante o procedimento de consensualidade, sem que isso implique preclusão. III - RAZÕES PARA ADMISSIBILIDADE Atenção: |
? A equipe de ingresso avaliará a matéria controvertida, o grau de incerteza sobre a qualificação dos fatos, a existência de conduta com repercussão em lançamentos semelhantes para períodos de apuração posteriores e a existência de jurisprudência administrativa ou judicial sobre situações idênticas ou similares aos fatos do caso concreto; ? A matéria controvertida será avaliada por meio da verificação da possibilidade de interpretações razoáveis e diversas da norma legal ou infralegal tributária aplicável a ato ou fato jurídico, em relação a qual não haja entendimento vinculante; ? O grau de incerteza sobre os fatos tributários ou aduaneiros resulta de razoável divergência quanto à qualificação dos atos ou fatos ocorridos ou quanto à aplicação de norma ou de ato |
interpretativo à matéria; ? A existência de conduta com repercussão em lançamentos semelhantes para períodos de apuração posteriores será avaliada com base no risco de o fato controvertido resultar em litígios em anos-calendário posteriores; ? A comprovação da existência de jurisprudência administrativa sobre situações idênticas ou similares aos fatos em análise requer a apresentação de, no mínimo, três decisões de, ao menos, três Delegacias da Receita Federal do Brasil de Julgamento - DRJ, ou três decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF, com o mesmo objeto da controvérsia; |
? A comprovação da existência de jurisprudência judicial sobre situações idênticas ou similares aos fatos em análise requer a apresentação de, no mínimo, três decisões de, ao menos, dois Tribunais Regionais Federais - TRF, ou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça - STJ ou do Supremo Tribunal Federal - STF, com o mesmo objeto da controvérsia; IV - PROPOSTA DE SOLUÇÃO Atenção: ? Indique a proposta de solução para seu caso; |
? Caso identifique a possibilidade de múltiplas soluções, poderá apresentar alternativas. V - REQUISITOS ESPECÍFICOS Atenção: Caso o procedimento consensual se refira à consequência tributária acerca de determinado negócio jurídico (planejamento tributário), acrescente ao requerimento quadro cronológico dos atos jurídicos relativos ao negócio e fluxograma comparativo das situações fáticas prévias e posteriores. |
________________________________________________________________ Assinatura digital do responsável ou de seu representante legal |